segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Corrupção
uma ameaça à nossa democracia

Por Virgílio de Souza

Para o escritor Ferreira Gullar e o jornalista Zuenir Ventura, a corrupção é uma ameaça constante à democracia no Brasil. Os dois, que estiveram numa palestra sobre democracia e ditadura no Planetário da Gávea, organizada pela Secretaria de Cultura do Município, declararam considerar extremamente séria a situação do Congresso e da Câmara dos Deputados, além de muito grave a desmoralização em que nossos políticos se encontram, diante de tantos escândalos.
Para demonstrar sua preocupação e traçar um panorama sobre o que aconteceu em 1964, Ferreira Gullar citou o escritor Franz Kafka:
“Certa vez um rato conversava com um gato e reclamou: Droga de vida, essa vida é uma m...! O gato balançou a cabeça positivamente e declarou: Você tem razão.
Em seguida, sem pestanejar e sem maiores esforços, comeu o rato.”
Gullar acha que foi exatamente isso que aconteceu no Brasil em 1964. Segundo ele, uma parcela da sociedade vivia reclamando, se queixando e repetindo pelos cantos: “Droga de democracia, sociedade injusta e desigual, viver assim não dá!” Diante disso, os militares, a exemplo do gato, balançaram a cabeça positivamente e falaram: “Vocês têm razão. Deixa que tomamos conta.” Para o escritor, isso foi extremamente lamentável e fez com que o país ficasse por muitos e muitos anos na obscuridade de uma ditadura feroz, onde não se podia nada, onde não se tinha direito a nada e onde todos os tipos de atrocidades aconteciam.
Gullar diz que hoje se preocupa com a democracia que o país vive, pois, em sua opinião, as democracias são frágeis. Em sua concepção, a maior ameaça ao sistema democrático atualmente é a corrupção que se instalou em todos os segmentos da sociedade, principalmente na política:
– Acho que a maior ameaça à nossa democracia é a corrupção. Não pode o presidente do Senado, ceder a concessão do restaurante da Casa para uma empresa explorar e depois ficar achacando o proprietário dessa empresa. Quando a “mutretagem” é descoberta, o presidente do Senado apenas renuncia, não é punido, não vai preso, não é processado, nada acontece. Para piorar, esse cidadão ainda se candidata a prefeito de sua cidade natal e consegue se eleger. (referia-se a Severino Calvacanti – ex-presidente do Senado e afastado por uma série de irregularidades). Segundo o escritor, o problema do Brasil não é apenas a corrupção, mas sim a impunidade:
– É como se eu assaltasse uma joalheria e, quando a polícia chegasse, eu me desculpasse, dizendo: “foi mal” e saísse tranquilamente, sem qualquer tipo de punição.
O jornalista Zuenir Ventura também vê na corrupção que se instalou no país um perigo constante à nossa democracia. Segundo ele, a impunidade é um problema muito sério, pois quando você começa a desmoralizar os senadores, os deputados, você pode estar abrindo caminho para um descrédito total dos representantes eleitos pelo povo e, com isso, criar mecanismos e argumentos para que algumas pessoas possam se arvorar como guardiões da pátria e querer tomar o poder.
– A mim preocupam a impunidade e o esvaziamento moral de nossos parlamentares. É preciso que as leis sejam mais criteriosas, sejam colocadas em prática e não permitam que, pelo fato de alguns errarem, todos sejam moralmente atingidos. Esvaziar o Senado e o Congresso é uma coisa muito perigosa. Outro dia, fazia uma palestra numa universidade e um estudante começou a questionar: “não sei para que serve isso, essas palestras não valem nada!” Olhei para ele e falei: Esses encontros servem para refletirmos sobre nosso país e nossa realidade. Antes, na época da ditadura, você não podia sequer fazer esse tipo de manifestação que está fazendo; se o fizesse, já teria sido preso. Temos que estar atentos, punir os culpados e proteger nossas instituições.

1 comentários:

Denise Guerra disse...

Olá pessoal, adorei ter sido convidada p/ conhecer este blog já que meus contatos pelo orkut não deram certo, pois, não recebi resposta de vcs. Já estou seguindo vcs e condivo-os para conhecerem meus dois blogs: http://afrocorporeidade.blogspot.com
http://ecosdaculturapopular.blogspot.com
Abraços!

Postar um comentário

  ©Jornal Capital Cultural - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo