quinta-feira, 26 de agosto de 2010

O bêbado nosso de cada dia...


Bêbados esse time de gente chata,
inconveniente e formada por todos nós

Os denominados “bêbados pegajosos” são apontados como os mais chatos, inconvinientes e indesejáveis. Já os denominados ‘bêbados travados’ - aqueles que combinam alcool e cocaína - são os que mais decpcionam, pois em condições normais,são pessoas doces, amigas e amáveis, mas quando combinam cocaína e alcool, mal conseguem falar.


Conversando com os entrevistados e outras pessoas que trabalham na noite,

chegamos a doze tipos de bêbados mais comuns:


Bêbado Pegajoso – É aquele que precisa falar e ao mesmo tempo segurar, abraçar e ficar falando próximo ao ouvido. É uma das espécies mais indesejada, pois fica extremamente chato e aluga permanentemente quem esta por perto. Normalmente não faltam cusparadas em todas as direções.
Bêbado Travado - Ler matéria abaixo "Doces, amáveis e travados".

Bêbado Maria Juana – São aqueles que combinam álcool com maconha e normalmente são incapazes de falar muita coisa. Ficam com cara de chapadões e os diálogos se resumem ao “Ah... Ah...”; “Podes Crer...”Tô ligado” e “Legal”...

Bêbado Melancólico – Aquele que depois que toma todas fica reclamando da vida, do trabalho, dos amigos, da esposa, dos filhos. Tudo que fala é só para reclamar.

Bêbado Chorão – Não sabe exatamente a razão que chora, mas depois que fica doidão abre o bueiro. Pode chorar por coisas ruins e mesmo por coisas boas que tenham acontecido em sua vida, mas o negócio é chorar.

Bêbado Gostosão – Esse tipo é um dos mais perigosos principalmente em lugares com muita gente, pois depois que enche o pote, se acha todo poderoso e que pode “pegar” todas as mulheres. Fica extremamente exibido, conta piadinhas de mau gosto e acredita ser tão absoluto que sequer respeita se a mulher não esta correspondendo ou se está acompanhada. Muitas confusões acontecem em decorrência desse tipo de bêbado.

Bêbadas Sem Noção – São aquelas mulheres que depois que bebem, perdem a noção de tudo e mesmo estando acompanhadas, dão mole para todo mundo e são responsáveis por algumas confusões Também é comum não darem mole para ninguém, mas ficarem em frente ao palco cantando e dançando sozinhas se esquecendo que chegaram acompanhadas de maridos, amigos.

Bêbado Brigão – É um dos piores que existe, pois depois que toma todas fica violento, raivoso, agressivo e por qualquer motivo que sair no tapa não medindo consequências

Bêbado Cauteloso – É aquele que quando percebe que já ultrapassou os limites sai de fininho, sem ninguém perceber. Quando se procura por ele já está em casa dormindo há muito tempo.

Bêbado Dorminhoco – É um tipo desagradável, pois na maioria das vezes dorme onde quer que esteja: na mesa do bar, no banheiro e mesmo sentado nas escadas. Dá trabalho para ser acordado. O bar fecha, todos querem ir embora e o sujeito continua lá dormindo feito um anjo.

Bêbado Acadêmico – É o que animado por umas doses a mais se acha o sábio. Pensa dominar todos os assuntos e em alguns casos fala coisas absolutamente incoerentes e sem sentido.

Bêbado Aminésia – Aqueles que aprontam todas conseguem assumir vários estádios de um bêbado passando pelo bêbado brigão, o gostosão e o pegajoso e no dia seguinte não se lembram de rigorosamente nada.

Bêbado Complexado – Quando bebe manifesta todos os traumas e complexo de inferioridade. Normalmente fica tímido, fala pouco, se sente sem ambiente e logo vai embora achando tudo aquilo um saco

Bêbado Solidário – Também chamado de Bêbado Bolsa Família – Esse quer ajudar todo mundo, chora com as injustiças sociais, fica deprimido com pessoas dormindo nas ruas e em alguns casos é capas de dar todo dinheiro que tem para os menos favorecidos.

Travados, doces, amaveis e travados

Preferindo não se identificar para não criar uma área de constrangimento, a maioria dos entrevistados aponta para um lugar comum: O pior bêbado é a aquele sujeito que dá um teco (cheira cocaína) e toma todas.
Para as pessoas que trabalham na noite esse é o tipo de bêbado mais insuportável, pois seu corpo já não obedece aos seus comandos em razão do excesso de álcool, mas sua cabeça raciocina de forma lúcida em razão do efeito da cocaína. Para um dos entrevistados a coisa funciona da seguinte maneira:
- O que sinto é que os corpos dessas pessoas já não obedecem em razão da quantidade de álcool que consumiram, mas pelo fato de terem cheirado, elas raciocinam com lógica e lucidez. Dessa combinação de cocaína e álcool temos um quadro curioso, pois embora raciocinando com lucidez, a voz fica truncada, travada e há uma grande dificuldade de falar. Os caras ficam cheios de cacoete, contorcem a boca e você acaba não entendendo nada do que falam. São pessoas que estão fisicamente bêbadas mas com a consciência trabalhando normalmente.
A queixa contra essa combinação de álcool e cocaína se repete em alguns outros depoimentos. Para um outro empresário, que inclusive já cheirou, sem entretanto se tornar dependente, e que autorizou que seu depoimento fosse citado desde que ele não fosse identificado, não faz nenhum sentido o cara cheirar e depois encher o pote:
- Minhas experiências com álcool e cocaína não foram nada agradáveis. Não dá para entender, pois se a cocaína dá uma onda legal a associação com o álcool coloca o individuo numa situação deprimente e decadente para quem olha de fora. Essa combinação deixa as pessoas totalmente desequilibradas, com dificuldade de articular, com nenhuma paciência para ouvir e o pior que algumas dessas pessoas são queridas, boas de conversa e muito amáveis. Não critico ou julgo ninguém, pois já estive nesse lugar, mas não faz nenhum sentido uma pessoa cheirar e depois tomar quatro, cinco doses de whisky ou um monte de cervejas.




Bêbados
Quem são? Onde estão? Como agem?
Quem são?
Eu, tu, ele, nós, vós, eles...
Onde estão?
Em todas as partes e lugares. Do bar mais simples, aqueles que chamamos “pé sujo”, aos restaurantes e casas de shows mais sofisticados e mais caros da cidade. Estão em toda parte, independe de cor, condição financeira ou social.
Como agem?
A resposta é extremamente difícil. Cada um age de uma maneira, e adquire
uma característica curiosa e uma personagem muitas vezes inimagináveis e até mesmo irreconhecíveis.


Nessa matéria conversamos com algumas pessoas que trabalham na noite, em espaços normalmente lotados de pessoas que curtem a noite para saber um pouco mais de saber como agem e se comportam essas pessoas que tomam umas a mais, ficam totalmente embriagadas e passam por um curioso processo de transformação. Veja a opinião de quem trabalha na noite e se você se enquadra em algum dos tipos de bebuns considerados indesejáveis.


Virginia Carvalho gerente musical do Carioca da Gema o pior tipo de bêbado é aquele que tem a necessidade de falar alto, segurando as pessoas principalmente pelo braço e, em condições normais, cospem para todos os lados: “Esse tipo de bêbado realmente é o mais indesejável. O cara primeiro tem que ficar te segurando, depois pensa que você é surdo e tem a necessidade de falar muito próximo a seu ouvido e, na maioria das vezes, costuma cuspir de uma maneira insuportável. É difícil conviver com esse tipo de bêbado”. Proprietário do Café Cultural Sacrilégio Lucas Pimentel, faz coro com Virginia e também aponta os denominados pegajosos os piores bêbados que freqüentam a noite:
- Esse é mesmo o pior tipo de bêbado. O cara mal o conhece, e já se sente cheio de intimidades. Existem algumas figuras que você nunca viu na vida, mas que ainda assim, o seguram pelo braço, falam ao seu ouvido, cospem por todos os lados e chegam inclusive a passar a mão no seu cabelo. E pior, você tem que concordar com eles em tudo que falam. Há um outro bêbado também muito inconveniente que poderíamos chamar de “bêbado matemático. É aquele cara que vem com um grupo de amigos, tomam 30 chopes e na hora de pagar a conta, para mostrar aos amigos um grande grau de organização quer argumentar que só tomou 29. Esses caras são capazes de discutir e criar confusão por um chope, mesmo com cada um dos chopes consumidos tendo sido marcados na cartela à sua frente.

Para Cláudia proprietária do Trapiche Gamboa o pior bêbado é o que faz a linha chorão: “Esses são sem dúvida os mais inconvenientes, pois ficam lamentando a vida, nos alugam, querem de todas as maneiras que sejamos solidários aos problemas que enfrentam e que os entendam de qualquer maneira. O pior de tudo, é que no próximo encontro se mostram envergonhados, pedem desculpas sem ter a exata dimensão do quanto perturbaram. Proprietária do Restaurante Sobrenatural, em Santa Teresa, espaço que de certa forma iniciou uma renovação no samba no Rio de Janeiro, no final da década de 90, Sérvula Bonfim não tem dúvidas em afirmar que o pior tipo de bêbado é o que faz a linha machão:
- Esses caras que bebem e faz a linha machão são os mais difíceis porque perdem completamente o senso e a razão. Pessoas que, lúcidas, são bacanas, educadas, mas quando tomam umas a mais ficam nervosas, raivosas, querem brigar e não escutam ninguém. É incrível o quanto ficam absolutamente irreconhecíveis. Esse para mim, é o pior tipo de bêbado.

Araken Torzeck Gerente Musical do Rio Scenarium, quando perguntado, pensou um pouco antes de responder, mas logo depois, encontra o perfil do pior bêbado que costuma freqüentar a casa: “Para mim são aqueles bêbados que poderíamos denominar de “bêbados carteiradas”, que não fizeram reservas, não querem entrar na fila, na maioria das vezes não gostam de pagar o que consumiram e quando você vai falar alguma coisa com o sujeito ele na maior cara de pau indaga; “você sabe com quem esta falando? - Você sabe quem sou eu? - Esse bêbado é muito chato, mas cito também aqueles que fazem a linha gostosão e que se acham no direito de azarar todas as mulheres independentes delas estarem acompanhadas ou não. Esse tipo de bêbado não tem limites, não respeita o espaço do outro e normalmente acaba criando situações constrangedoras”.
Issac Pinto que trabalhou como gerente do Bar Mais Será o Benedito e hoje administra o Bar do Bola Preta acha os pegajosos os piores com os quais tem que conviver: “Os caras são chatos mesmo. Seguram, falam no seu ouvido e acha que você esta à disposição deles. O pior ficam o tempo todo cutucando. Em alguns momentos o comportamento desse tipo de bêbado chega a irritar profundamente, mas você tem relevar, pois afinal de contas, são apenas bêbados”. Mesma opinião tem Marcio Pacheco do Beco do Rato:
- Esses caras com mania de ficar te segurando são mesmos os piores. Pô os caras são muito chatos, ficam cheios de intimidade, se metem em conversa que não foram convidados e confesso que é preciso muito paciência. O pior de tudo é que existem dias em que aparecem três ou quatro de uma vez. Nesses dias, meu amigo é preciso muita paciência - finaliza.
.

0 comentários:

Postar um comentário

  ©Jornal Capital Cultural - Todos os direitos reservados.

Template by Dicas Blogger | Topo